Começou a folia
Bloco Folia Pelotense abre o Carnaval de rua
Calor e sol forte não tiraram a animação de quem foi à avenida Dom Joaquim dar início à festa na cidade
Carlos Queiroz -
Bloco saiu para a rua no começo da tarde e festa deve continuar até o fim do dia no Clube Gonzaga (Foto: Carlos Queiroz - DP)
No termômetro, 34ºC que, agravados pelo sol forte e praticamente nenhum vento, jogavam a sensação térmica à beira dos 40ºC. O que, na prática, só animou quem saiu de casa e foi para a rua e dar o grito inicial no Carnaval de Pelotas. Foi o que aconteceu no começo da tarde deste sábado (8), na avenida Dom Joaquim.
Sob o comando do bloco Folia Pelotense, centenas de pessoas seguiram o trio elétrico com um conjunto de vozes acostumadas a puxar a festa. Para dar o ritmo, instrumentos de sopro e - como não? - a bateria, a cargo da Super Shock Xavabanda.
Criado a partir de um grupo de Facebook que compartilha e informa sobre o Carnaval da cidade, o Folia Pelotense uniu 4,5 mil festeiros no ano passado na Praça Coronel Pedro Osório. Porém, desta vez resolveu mudar o local. “É a nossa primeira vez aqui na Dom Joaquim e a tendência é continuar. A ideia foi sair um pouco do Centro, diversificar”, explica o idealizador do bloco, Leonardo Coutinho.
Segundo ele, deu certo. Com roteiro curto pela avenida (entre Gonçalves Chaves e a Andrade Neves), o grupo será atração também no Clube Gonzaga, a partir do fim da tarde, onde cerca de três mil foliões já garantiram pulseiras para pular ao som de cinco bandas de samba e pagode e encerrar o dia com a bateria Swing Balanço.
Na rua é mais divertido
Enquanto muita gente se divertia e dançava as músicas se protegendo na sombra das árvores da avenida, outros tantos optaram por seguir o trio elétrico. Alguns, como Leandro Machado, 34, bem preparados. Junto com a família, esquematizou o seu cooler com bebidas adaptado sobre um carrinho de carregar compras em feiras e mercados. “Começar a festa antes da data oficial, com toda a família, é ótimo para quem curte Carnaval. E nós vamos seguir o bloco levando nosso ‘carro alegórico’”, brincou.
Já Fernanda Moreira, 33, e Lariely Ferreira, 16, acharam melhor ficar na sombra, sambando e fazendo fotos da festa. “Desde o ano passado a gente acompanha o Folia Pelotense. Carnaval de rua é muito melhor. E o bom da festa começar antes é que, quando terminam os blocos, já começa tudo de novo com outros desfiles”, comentou Fernanda.
Homenagem a Banha
Antes da largada do percurso, o Folia Pelotense homenageou o carnavalesco Gilberto Gomes, conhecido como Banha, morto neste sábado aos 75 anos em função de um câncer. “Temos certeza de que lá de cima ele está junto com a gente, fazendo o Carnaval”, registrou Leonardo Coutinho.
-148676
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário